Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre limites, regra de Cauchy ou L'Hopital, limites notáveis e afins
05 jul 2014, 23:09
Limite [2^cos(x)]/x
x-infinito
05 jul 2014, 23:42
Dica :
Verifique que \(2^{cos(x)}\) é limitada ,i.e, existe \(k > 0\) tal que \(2^{cos(x)} \leq k , (\forall x )\) e note que \(\lim_{x\to -\infty} \frac{1}{x} = 0\) .
06 jul 2014, 00:18
santhiago Escreveu:Dica :
Verifique que \(2^{cos(x)}\) é limitada ,i.e, existe \(k > 0\) tal que \(2^{cos(x)} \leq k , (\forall x )\) e note que \(\lim_{x\to -\infty} \frac{1}{x} = 0\) .
Até ai tudo bem, o que estou intrigado, é se tem que simplificar algo ou simplesmente jogo direto.
06 jul 2014, 02:42
Sem rigor ... o raciocínio é o seguinte . Considere o limite abaixo
\(\lim_{x\to a} f(x) \cdot g(x)\) .
Se g for limitada e \(\lim_{x\to a} f(x) = 0\) então \(\lim_{x\to a} f(x) \cdot g(x) = 0\) .
Basta aplicar o teorema do confronto .
06 jul 2014, 02:58
santhiago Escreveu:Sem rigor ... o raciocínio é o seguinte . Considere o limite abaixo
\(\lim_{x\to a} f(x) \cdot g(x)\) .
Se g for limitada e \(\lim_{x\to a} f(x) = 0\) então \(\lim_{x\to a} f(x) \cdot g(x) = 0\) .
Basta aplicar o teorema do confronto .
Santhiago, muito obrigado, faz pelo menos 12 anos que não vejo cálculo e uma aluna me pediu para ajudá-la e não estava conseguindo enxergar a solução desse exercício, e ainda mais que estou sem livro de cálculo estava não tinha as definições, mais uma vez muito obrigado, por ter dedicado seu tempo para me ajudar. Um abraço
06 jul 2014, 03:06
Não há de quê .