Coloque aqui tudo o que quer saber sobre derivadas parciais, funções homogéneas, identidade de Euler, continuidade em funções de |R^2 e diferenciabilidade do mesmo género de funções.
Responder

Verifique que f satisfaz à seguinte equação, envolvendo suas derivadas parciais.

01 ago 2014, 23:56

Verifique que f satisfaz à seguinte equação, envolvendo suas derivadas parciais.
Anexos
Imagem2.jpg

Re: Verifique que f satisfaz à seguinte equação, envolvendo suas derivadas parciais.

02 ago 2014, 14:32

Consegue achar \(\frac{\partial f}{\partial x}\) ???

Repare que\(\frac{\partial f}{\partial x}\) significa derivar \(f\) em ordem a \(x\) considerando que tudo o resto é como se fossem apenas números normais, \(y\) inclusive

logo neste caso para derivar em ordem a \(x\), \(e^y\) é como se fosse uma constante (número) normal, então

\(\frac{\partial f}{\partial x}=\frac{\partial }{\partial x}(e^y(x-y))=e^y\frac{\partial }{\partial x}(x-y)=e^y.1=e^y\)

porque a derivada de \(x\) em ordem a \(x\) é 1; e a derivada de \(y\) em ordem a \(x\) é zero

caso não perceba bem, recomendo-lhe que estude como derivar, há muitos vídeos no youtube a ensinar

caso tenha percebido, continue a resolução e partilhe connosco, a comunidade agradece :)

Re: Verifique que f satisfaz à seguinte equação, envolvendo suas derivadas parciais.

07 ago 2014, 00:14

João,

Me desculpa.
Não consigo prosseguir com os cálculos.
Estou fazendo uma revisão das derivadas, mas estou "penando" bastante.
Pode me ajudar somente como chega ao resultado dessa questão para me exemplificar, por favor.

Obrigado.

10 ago 2014, 12:54

Não entendi muito bem a resolução também.
Poderia nos explicar melhor, João.

Nil

11 ago 2014, 00:12

o que é que não entendeu?
Responder