Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre primitivas e integrais. Primitivação imediata, primitivação por partes e por substituição, primitivas de funções racionais próprias e impróprias
20 nov 2014, 02:17
Pessoal, como resolve essa:
Calcule a area da região limitada pelas curvas \(y=x^{2}\) e \(y=\sqrt{x}\).
Eu tentei fazer colocando o \(x^{2}=\sqrt{x}\). Sei que é simples, mas meio que esqueci

. O que faz a partir dai? e no caso eu não tenho a resposta, ai não sei como fazer e nem se estaria chegando no resultado certo. Agradeço quem puder deixar o passo a passo.
20 nov 2014, 10:58
\(x^2 = \sqrt{x} \Leftrightarrow \sqrt{x}(x^{3/2} - 1)=0 \Leftrightarrow x=0 \vee x=1\)
Assim, as duas curvas intersectam-se nos pontos de abcissa x=0 e x=1,sendo que no intervalo [0,1] se tem \(xˆ2 \leq \sqrt{x}\). A área é dada por
\(\int_0^1 (\sqrt{x} - x^2)\, dx = \left[ \frac{x^{3/2}}{3/2} - \frac{x^3}{3}\right]_0^1=\frac 13\)
20 nov 2014, 12:04
Sobolev Escreveu:\(x^2 = \sqrt{x} \Leftrightarrow \sqrt{x}(x^{3/2} - 1)=0 \Leftrightarrow x=0 \vee x=1\)
Assim, as duas curvas intersectam-se nos pontos de abcissa x=0 e x=1,sendo que no intervalo [0,1] se tem \(x^2 \leq \sqrt{x}\). A área é dada por
\(\int_0^1 (\sqrt{x} - x^2)\, dx = \left[ \frac{x^{3/2}}{3/2} - \frac{x^3}{3}\right]_0^1=\frac 13\)
Amigo, como vc sabe quem fica em cima e em baixo na integral, sendo que tem o 0 e o 1?
20 nov 2014, 12:34
Foi dito que
Sobolev Escreveu:sendo que no intervalo [0,1] se tem \(x^2 \leq \sqrt{x}\).
Daí será a função de valor superior menos a função de valor inferior, caso contrário dava uma área negativa.
20 nov 2014, 12:57
josesousa Escreveu:Foi dito que
Sobolev Escreveu:sendo que no intervalo [0,1] se tem \(x^2 \leq \sqrt{x}\).
Daí será a função de valor superior menos a função de valor inferior, caso contrário dava uma área negativa.
mas o que to sem entender é justamente isso. De onde veio esse \(x^2 \leq \sqrt{x}\)? na questão n fala isso.
20 nov 2014, 13:05
As duas curvas partem juntas de x=0, sendo que uma tem concavidade voltada para cima ( \(x^2\)) e outra tem concavidade voltada para baixo ( \(\sqrt{x}\)). Então você pode perceber que aquela que tem a concavidade voltada para baixo vai, inicialmente, ser maior que a outra (isto até que se voltem a cruzar). Para perceber o sentido das concavidades poe calcular as segundas derivadas.