Caros amigos,
Estou com uma dúvida que estou tentando resolver tem um tempinho porém não obtive sucesso.
Construção/ Plotagem de curvas com 4 pontos.
Eu utilizo a algum tempo um software gratuito chamado inkscape, ele gera figuras em forma de vetor no formato .svg.
O aquivo gerado por uma curva simples (com dois nós), no programa é formada apenas por 4 pontos num eixo cartesiano.
A computação do programa com esses pontos geram diversas curvas diferentes, para exemplo fiz algumas possibilidades na figura em anexo.
Tentei por vários meios diferentes entender como calcular os pontos que formam a curva ainda sem sucesso.
Na faculdade fiz até a matéria de cálculo 3, lendo e relendo os livros não consegui fazer algumas coisas com funções trigonométricas e coordenadas polares mas não cheguei em todas as possibilidades que o programa consegue fazer.
A motivação para descobrir o funcionamento da função que faz a curva é a utilização da mesma em programação de um CNC(máquina de corte) que utiliza dois motores nos eixos X e Y.
Se alguém tiver uma luz de como traçar curvas com os 4 pontos no eixo cartesiano eu agradeço.
Ps I: tentei ler a documentação do programa, não obtive muito sucesso também.
Ps II: Se este não é o espaço correto para a pergunta apago e faço em outro lugar.
Muito obrigado e abraço a todos!
- Anexos
-

- vetores-exemplo.png (43.67 KiB) Visualizado 4742 vezes