Pensar num número que se pode se tornar qualquer uma das duas naturezas (+ ou -) é, sim, uma abstração: podemos associar coisas do cotidiano a - x ou a -x, mas creio que seja mais complicado falar que associa no cotidiano algo pode ser -1 e +1, por exemplo.
Desculpa, mas não entendo o sentido da frase.
T1 x T1 x ... x T1 é T1. Se você considerar que T1 pode ser +1 ou -1, T1 ser a raiz de -1 é possível, sim. Estou falando de uma Matemática do "pode ser", não uma Matemática do "é".
Para mim, matemática do "pode ser" entra no campo da
lógica difusa que é um ramo da matemática já muito estudado. Tudo o que sei sobre lógica difusa (fuzzy logic) é quase nada, e o meu conselho é que se pretende avançar com a sua linha de investigação o melhor é começar a ler sobre o assunto para ver o que já foi feito. Tenha em conta que os génios só se tornaram produtivos porque estavam inseridos numa forte comunidade científica (tivesse o Einstein nascido e vivido toda a sua vida no Burundi não teria sido o génio que foi).
Deixo-lhe mais uma achega. O que se procura, em primeiro lugar, numa definição matemática (ou mais geralmente numa teoria) é que esta seja fácil de trabalhar e que permita formular e responder a questões objetivas. Por exemplo, seria mais intuitivo definir uma função contínua como uma função sem saltos ou que o gráfico podesse ser desenhado sem levantar o lápis, mas estas definições inúteis porque ou são ambíguas ou não permitem responder a perguntas objetivas como por exemplo saber se a soma de funções contínuas é uma função contínua ou se uma função contínua pode ser aproximada por polinómios. Em vez disso temos definições de continuidade que parecem tão abstratas (e o são) que dão dores de cabeça a muitos alunos de cálculo. Ora a definição actual dos números complexos é do mais versátil que há em matemática. Podemos somar, subtrair, multiplicar, dividir, achar limites, definir funções diferenciáveis, garantir a existência de raízes de qualquer polinómio, etc (em muitos aspectos são melhor que os números reais). Se você for tentar encontrar uma alternativa, ela terá de manter todas essas propriedades o que é um desafio hercúleo.