Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 18:15

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 09 jan 2018, 13:44 
Offline

Registado: 09 jan 2018, 13:15
Mensagens: 10
Localização: jandaia, go
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Tenho um cálculo que acrescenta juros, multa, honorários, sobre um valor principal.
Exemplo: Valor acordo = (valor principal + juros + multa + honorários)

Preciso encontrar o percentual de desconto de cada item que influencia o valor acordo,
porém os honorários são aplicados por ultimo, ou seja depois de adicionado juros e multa.

Se o valor total do acordo é R$ 2000,00 sendo, valor principal = R$ 500,00, juros = R$ 1000,00, multa = R$ 300,00 e honorários = R$ 200,00,
mas o cliente só aceitou pagar R$ 800,00 então preciso encontrar o percentuais de desconto de cada item, para ter o valor do acordo de R$ 800,00.

Os descontos são aplicados em ordem e caso ainda seja necessário é aplicado desconto no próximo item:
1° juros
2° multa
3° valor principal
4° juros

A minha dificuldade se deve ao fato de os honorários serem calculados por último (depois de adicionado juros e multa ao valor principal), preciso de alguma forma de "prever" o impacto do valor dos honorários, tentei usar regra de 3 para encontrar as proporções, mas não funcionou pois dava uma diferença muito grande no valor final.

Se alguém puder ajudar, ficarei agradecido!


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 jan 2018, 15:06 
Offline

Registado: 09 jan 2018, 13:15
Mensagens: 10
Localização: jandaia, go
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
MuriloSouza Escreveu:
Tenho um cálculo que acrescenta juros, multa, honorários, sobre um valor principal.
Os descontos são aplicados em ordem e caso ainda seja necessário é aplicado desconto no próximo item:
1° juros
2° multa
3° valor principal
4° juros


Onde está: 4° juros, leiam: 4° honorários. :)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 jan 2018, 15:51 
Offline

Registado: 08 jan 2015, 18:39
Mensagens: 930
Localização: Campo Grande - MS - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 475 vezes
Murilo, boa tarde!

Explique-me melhor como 'tentou' fazer a conta para ver qual foi o seu raciocínio para resolver o problema.
Eu entenderia que os valores todos seriam proporcionais ao acordo (estou errado?)
Então, se o valor de 2000 for dividido em:
Principal: 500
Juros: 1000
Multa: 300
Honorários: 200

Eu calcularia o percentual de cada um destes sobre o total. Portanto:
\(\dfrac{500}{2\,000}=25\%\\
\dfrac{1\,000}{2\,000}=50\%\\
\dfrac{300}{2\,000}=15\%\\
\dfrac{200}{2\,000}=10\%\)

Então, este deve ser o percentual aplicado sobre os 800 para obter cada um dos itens. Isso seria o mesmo que usar uma regra de 3 para cada item.
Portanto:
\(25\%\cdot 800=200\\
50\%\cdot 800=400\\
15\%\cdot 800=120\\
10\%\cdot 800=80\)

Pode somar tudo que dará os 800

Espero ter ajudado!

_________________
Baltuilhe
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 jan 2018, 21:29 
Offline

Registado: 09 jan 2018, 13:15
Mensagens: 10
Localização: jandaia, go
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Baltuilhe Escreveu:
Murilo, boa tarde!

Explique-me melhor como 'tentou' fazer a conta para ver qual foi o seu raciocínio para resolver o problema.
Eu entenderia que os valores todos seriam proporcionais ao acordo (estou errado?)
Então, se o valor de 2000 for dividido em:
Principal: 500
Juros: 1000
Multa: 300
Honorários: 200

Eu calcularia o percentual de cada um destes sobre o total. Portanto:
\(\dfrac{500}{2\,000}=25\%\\
\dfrac{1\,000}{2\,000}=50\%\\
\dfrac{300}{2\,000}=15\%\\
\dfrac{200}{2\,000}=10\%\)

Então, este deve ser o percentual aplicado sobre os 800 para obter cada um dos itens. Isso seria o mesmo que usar uma regra de 3 para cada item.
Portanto:
\(25\%\cdot 800=200\\
50\%\cdot 800=400\\
15\%\cdot 800=120\\
10\%\cdot 800=80\)

Pode somar tudo que dará os 800

Espero ter ajudado!


Baltuilhe, a forma como tentei fazer foi parecida com o que você fez.

Só que não funciona pelo fato dos honorários serem calculados baseados no valor: principal + juros + multa,
e como quero aplicar os descontos em ordem, por exemplo, aplico desconto aos juros, e se ainda for necessário, aplico na multa, e se ainda for necessário, aplico no principal e por último nos honorários.
Ou seja se o valor dos juros, multa e principal é modificado, o valor dos honorários também é.
Ah e os honorários são um taxa percentual pré definida.

Por isso quando eu aplico desconto aos juros, ou qualquer outro, o valor real final do acordo, vai ser diferente do valor desejado(R$ 800).

Baltuilhe Escreveu:
Então, se o valor de 2000 for dividido em:
Principal: 500
Juros: 1000
Multa: 300
Honorários: 200

Nesse exemplo eu já conseguiria o acordo de R$ 800 aplicando somente desconto aos juros.

Nisso que está a minha dificuldade, em "prever" o quanto os honorários afetarão o valor do acordo.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 jan 2018, 21:43 
Offline

Registado: 08 jan 2015, 18:39
Mensagens: 930
Localização: Campo Grande - MS - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 475 vezes
Murilo, boa tarde!

O que está um pouco confuso é a forma como o valor é obtido. Explique-me (dando um exemplo), como você calculou e vamos 'descobrir' o que realmente precisa calcular.
Neste exemplo que dei os honorários continuam com um percentual fixo sobre o valor, não mudou nada.

Aguardo

_________________
Baltuilhe
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 jan 2018, 14:11 
Offline

Registado: 09 jan 2018, 13:15
Mensagens: 10
Localização: jandaia, go
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Baltuilhe Escreveu:
Murilo, boa tarde!

O que está um pouco confuso é a forma como o valor é obtido. Explique-me (dando um exemplo), como você calculou e vamos 'descobrir' o que realmente precisa calcular.
Neste exemplo que dei os honorários continuam com um percentual fixo sobre o valor, não mudou nada.

Aguardo


Certo, aqui vai um exemplo real:

Valores sem desconto:
Principal: R$ 400,00
Juros: R$ 47,93
Multa: R$ 4,00
Honorários: R$ 4,52

Total acordo: R$ 456,45

Se eu quiser um acordo de R$ 450,00 os valores de juros, multa, honorários seriam os seguintes:
Principal: R$ 400,00 (0% desconto)
Juros: R$ 41,53 (13,35% desconto)
Multa: R$ 4,00 (0% desconto)
Honorários: R$ 4,46 (0% desconto)

Total acordo: R$ 449,99

Repare que os descontos seguem uma ordem: 1° juros, 2° multa, 3º principal, 4° honorários.
Repare também que o valor da multa continuou o mesmo, e os honorários diminuíram porque são calculados após juros e multa.
Eu só aplico desconto no próximo item, caso o desconto do item atual, não seja o suficiente para atingir o valor desejado do acordo.

Neste exemplo tenho R$ 400,00 de principal e R$ 47,93 de juros, desejo um acordo de R$ 450,00 então aplicando somente desconto aos juros, já consigo atingir os R$ 450,00 não preciso alterar o valor da multa.

Este cálculo foi realizado pelo meu sistema, onde a ideia é tentativa e erro: o sistema vai incrementando os descontos (obedecendo a ordem explicada acima), até encontrar um valor próximo do desejado, só que isso consome muitos recursos do servidor, e eu estou estudando uma forma melhor para realizar esse cálculo, pensei em utilizar proporção, como já expliquei na pergunta, mas nas minhas tentativas havia uma diferença muito grande entre o valor que o sistema retornava e o valor desejado.

Acredito que a dificuldade seja porque tem que se respeitar a ordem dos descontos, ou seja, para isso, não é possível aplicar uma proporção geral a todos os itens (principal, juros, multa e honorários).


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 jan 2018, 16:38 
Offline

Registado: 08 jan 2015, 18:39
Mensagens: 930
Localização: Campo Grande - MS - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 475 vezes
Murilo, boa tarde!

Ainda estou sem dados suficientes para te ajudar, meu caro!
Como o seu sistema está 'calculando' todos os itens, poderia informar a base de cálculo para:
multa, juros e honorários?

Outra coisa... neste exemplo foi diminuído o valor da multa... e também dos honorários... já que este último é calculado sobre os anteriores, certo?
Acredito que tendo a base de cálculo possamos chegar numa fórmula de desconto que possa resolver o seu problema.

Espero poder ajudar! :)

_________________
Baltuilhe
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 jan 2018, 22:40 
Offline

Registado: 09 jan 2018, 13:15
Mensagens: 10
Localização: jandaia, go
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Baltuilhe Escreveu:
Murilo, boa tarde!

Ainda estou sem dados suficientes para te ajudar, meu caro!
Como o seu sistema está 'calculando' todos os itens, poderia informar a base de cálculo para:
multa, juros e honorários?

Outra coisa... neste exemplo foi diminuído o valor da multa... e também dos honorários... já que este último é calculado sobre os anteriores, certo?
Acredito que tendo a base de cálculo possamos chegar numa fórmula de desconto que possa resolver o seu problema.

Espero poder ajudar! :)

Certo, vamos lá!

Juros e multa são calculados sobre o valor principal (R$ 400,00).
Juros: juros simples, 1% ao mês, tempo: 375 dias.
Multa: 1%
Honorários: 1%, são calculados sobre (valor principal + valor juros + valor multa).


Baltuilhe Escreveu:
Outra coisa... neste exemplo foi diminuído o valor da multa... e também dos honorários... já que este último é calculado sobre os anteriores, certo?

Somente foi diminuído o valor dos honorários e dos juros, a multa não foi necessário, pois o valor desejado do acordo já foi atingido com os desconto dos juros.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 jan 2018, 18:52 
Offline

Registado: 08 jan 2015, 18:39
Mensagens: 930
Localização: Campo Grande - MS - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 475 vezes
Boa tarde!

Meu caro Murilo, ainda estou sem dados suficientes para te ajudar, sinceramente.
Neste exemplo foi dado um desconto sobre os juros, mas como os honorários são calculados sobre principal+juros+multa acabou diminuindo também.
O fato é que estou em dúvida sobre o abatimento dos itens.
Os honorários sempre serão um percentual sobre estes valores (p+m+j)?
O valor da multa (ou juros) pode chegar a zero?

Precisaria de mais alguns exemplos para conseguir chegar a uma conclusão.

Obrigado!

_________________
Baltuilhe
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 jan 2018, 21:17 
Offline

Registado: 09 jan 2018, 13:15
Mensagens: 10
Localização: jandaia, go
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Baltuilhe Escreveu:
Boa tarde!

Meu caro Murilo, ainda estou sem dados suficientes para te ajudar, sinceramente.
Neste exemplo foi dado um desconto sobre os juros, mas como os honorários são calculados sobre principal+juros+multa acabou diminuindo também.
O fato é que estou em dúvida sobre o abatimento dos itens.
Os honorários sempre serão um percentual sobre estes valores (p+m+j)?
O valor da multa (ou juros) pode chegar a zero?

Precisaria de mais alguns exemplos para conseguir chegar a uma conclusão.

Obrigado!


Boa tarde!

Sempre que houver desconto em um dos itens: multa, juros, principal, os honorários vão diminuir, mas observe que no exemplo não foi necessário aplicar nenhum desconto nos honorários, o valor diminuiu, porque é calculado sobre os outros.
Baltuilhe Escreveu:
O fato é que estou em dúvida sobre o abatimento dos itens.

Qual é a dúvida?




Baltuilhe Escreveu:
Os honorários sempre serão um percentual sobre estes valores (p+m+j)?

Sim, sempre.



Baltuilhe Escreveu:
O valor da multa (ou juros) pode chegar a zero?

Sim, juros, multa, honorários, podem chegar a zero.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 46 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: