Deia Escreveu:Encontre o capital investido pela convenção linear, se a taxa de juro aplicada foi de 10% as/m, no prazo de 995 dias, sendo que os juros produzidos por capitalizações bimestrais foram de R$ 9701.
Aguardo a resposta URGENTE, deste já, Agradeço!
(
Editado: Desenvolvi, a título de colaboração apenas, o que está abaixo. Depois, revendo, vi que a informação dada no problema é de que a taxa é de 10% as/m. Por uma leitura precipitada, pensei ser 10% a.m., mas agora me acresce uma dúvida: é qual o período de aplicação da taxa? Ao semestre/mês? Ano, semestre/mês?. Do jeito que fiz chegamos a que os cálculos abaixo estão
completamente errados.)
Também, como disse o José Sousa, não estou muito seguro, mas lendo a respeito podemos começar a pensar juntos.
Aqueles que detenham o conhecimento poderão nos ajudar.
Vamos experimentar.
A convenção linear é o produto dos montantes, utilizando-se prazos inteiros e prazos fracionários num mesmo cálculo.
Para os prazos inteiros, usa-se a técnica de cálculo de juro composto, deixando para o método do juro simples o encargo de utilizar a parte fracionária do prazo.
\(M = C (1+i)^n \times (1+\frac{p}{q}i)\)
sendo 'n' o prazo em inteiros e p/q o prazo fracionário.
A taxa é dada
Se são 995 dias, isto equivale a 33 meses, mais 5 dias.
Se eu não estiver cometendo um erro nas transformações,
\(j = [C (1+0,10)^{\frac{33}{2}} \times (1+\frac{5}{30} \times 0,10)]-C\)
Se 'j' é o juro, então o capital pode ser obtido fazendo a álgebra correspondente para validar a incógnita 'C':
\(995 = [C (1+0,10)^{\frac{33}{2}} \times (1+\frac{5}{30} \times 0,10)]-C\)
Espero ter ajudado, se é que houve alguma ajuda.
Abração,
Mauro