Todas as dúvidas que tenha sobre arranjos simples, completos, combinações ou probabilidades
07 set 2013, 17:07
Note que resolução foi grafada entre aspas! Tentai frisar que não foi bem uma resolução.
Por fim, não ficou claro p/ mim se a dúvida foi sanada.
Aguardo retorno!
07 set 2013, 17:16
Foxx Escreveu:uma curiosidade...por acaso vc sabe como faço para cancelar minha inscrição nesse forum ?...
Caro Foxx
apesar de não poder falar pelo Fórum queria apelar à sua compreensão transmitindo-lhe que é comum as pessoas aqui no fórum pedirem para lhes resolverem os exercícios sem estarem muito interessadas em aprender.
Quem responde no fórum às perguntas muitas vezes fá-lo pelo interesse de transmitir conhecimentos, mas quando sente que está a perder tempo porque o outro interveniente(por exemplo) está somente interessado em que lhe façam o trabalho de casa e nem sequer dá atenção ao que foi escrito com zelo e filantropicamente(eu por exemplo devia estar neste preciso momento à procura duma posição de professor de matemática no Reino Unido/mundo inglês) para chegar ao outro interveniente, sente-se desmotivado/desrespeitado e por vezes pode ter uma saída menos elegante.
Se compreender o lado humano de ambas as partes e tolerar que por vezes todos erramos, julgo que em nome de toda a comunidade gostaríamos de o manter por cá.
Claro que a sua participação/envolvimento só a si compete decidir.
Cumprimentos do outro lado do Atlântico.
08 set 2013, 00:13
Olá a todos
Foxx, quero dizer o seguinte, para tranquilizá-lo em relação à sua dúvida.
Realmente, como o enunciado está escrito, nada indica sobre a repetição ou não de algarismos. Assim, é claro que a repetição é admissível e a resposta é necessariamente 5^3. Por vezes os livros, apresentam "gralhas" nos textos, nas soluções ou resoluções, sendo por isso uma boa oportunidade de corrigi-los. Não há nada de mal numa solução errada num, pois errar é típico. Claro que os livros vão sendo corrigidos edição após edição.
Tive um prof. meu na Universidade, que dava as suas aulas com apoio de um livro de matemática escrito por ele próprio e editado pela Faculdade (o livro em si chamado de "Inferência Estatística Linear" contém teoria estatística escrito de uma forma terrível para qualquer estudante, mesmo para aqueles de uma licenciatura de matemática como era o meu caso; a linguagem e a matéria era muito dificil). Certa vez disse-nos: - "Perdoem-me se encontrarem erros ou gralhas neste livro, mas a linguagem matemática não é fácil, e actualmente o desenvolvimento da estatística na procura de soluções para os novos problemas, requer uma nova gramática matemática que se adapte aos desafios de hoje. Por outro lado, se encontrarem erros acaba por ser bom, pois é sinal de que estudaram e que estão atentos"
Ou seja, mais erros irá encontrar nos livros à medida que for estudando. E isso é bom, é sinal de interesse e continuidade no trabalho com matemática.
Abraços para todos