Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 23 jun 2025, 20:52

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 30 Oct 2013, 01:31 

Registado: 10 set 2013, 16:40
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Eu li as definições, mas elas não estão muito claras para mim.

Parece que ambos são caracterizados como uma premissa tão evidente que devem ser aceitos como verdadeiros sem controvérsias.

E os axiomas da Teoria dos Conjuntos? Muitos deles não são nada evidentes, o que contradiz a definição de axioma.

MensagemEnviado: 30 Oct 2013, 14:14 

Registado: 01 Oct 2013, 17:38
Agradeceu: 13 vezes
Foi agradecido: 25 vezes
Henrique10 Escreveu:
Eu li as definições, mas elas não estão muito claras para mim.

Parece que ambos são caracterizados como uma premissa tão evidente que devem ser aceitos como verdadeiros sem controvérsias.

E os axiomas da Teoria dos Conjuntos? Muitos deles não são nada evidentes, o que contradiz a definição de axioma.

Existem 2 tipos de axiomas.
Os axiomas lógicos, que são aceitos como verdades universais; e o axiomas não lógicos, que se chamam postulados, e definem propriedades para o domínio (provavelmente por dedução) de alguma teoria matemática.

Ou seja, os axiomas da Teoria dos Conjuntos não necessariamente precisam ser evidentes para você para se encaixarem na definição de axioma.

Quanto a diferença de axioma e conceito primitivo, eu pensei muito e pesquisei, porém não cheguei a lugar nenhum. Algum colega aqui deve saber. Abraços

Ciências Econômicas - EPGE/FGV

MensagemEnviado: 31 Oct 2013, 00:56 

Registado: 14 dez 2011, 15:59
Agradeceu: 20 vezes
Foi agradecido: 373 vezes
Citar:
Quanto a diferença de axioma e conceito primitivo, eu pensei muito e pesquisei, porém não cheguei a lugar nenhum.

Posso estar errado mas penso que conceito primitivo seja o mesmo que termo indefinido. Ou seja, um conceito que não é definido à custa de outros conceitos. No fundo, os termos indefinidos estão para as definições da mesma forma que os axiomas estão para os teoremas. Por exemplo, na axiomática da geometria euclideana noção de reta e a noção de ponto são termos indefinidos e na axiomática ZF dos conjuntos os conceitos de conjunto e pertença são também primitivos.

MensagemEnviado: 31 Oct 2013, 01:21 

Registado: 14 dez 2011, 15:59
Agradeceu: 20 vezes
Foi agradecido: 373 vezes
Citar:

@henrique10: Como disse o Jzaiden os axiomas não têm que ser verdades evidentes (na matemática moderna, acrescento eu). No entanto, historicamente o conceito de axioma surgiu como verdade evidente, como no caso da geometria de Euclides.

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 299 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: