Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 30 jun 2025, 20:43

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 17 jun 2013, 01:30 

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Misael, aqui é o fraol de volta.

Vamos retomar uma resposta minha anterior, o final dela:

fraol Escreveu:
... Agora se tomarmos o limite, para \(n\) indo ao infinito, a expressões com \(n\) no denominador tenderão a zero sobrando \(\frac{7 \cdot \infty}{-2} = - \infty\)

Veja que coloquei que o limite, segundo o meu desenvolvimento é \(\frac{7 \cdot \infty}{-2} = - \infty\).

Mas podemos criar uns passos intermediários para tentar visualizar melhor o resultado:

\(\frac{7 \cdot \infty}{-2} = - \frac{7 \cdot \infty}{2} = - \frac{7} {2} \cdot \infty = - \left( \frac{7} {2} \cdot \infty \right) = - \infty\).

Veja que deu negativo por que a conta que fizemos resulta em uma quantidade negativa. Por isso deu menos negativo. Não há nada muito complicado nisso. Fizemos uma conta que deu um resultado negativo então somos obrigados a apresentar o sinal de menos junto do resultado. Isso vale para toda e qualquer conta não somente essas envolvendo o infinito. ( Na expressão acima, substitua o símbolo de infinito por um número, \(4\) por exemplo, e faça as contas, vai obter \(- 14\), certo? )

Do contrário, se a conta desse um resultado positivo usaríamos o sinal de mais (+). E nesse caso, por convenção matemática, poderíamos omitir o sinal.

Então se quiser, você pode considerar como uma propriedade do resultado:
Para resultados negativos indicamos o sinal de menos.
Para resultados positivos indicamos o sinal de mais ou o omitimos.

MensagemEnviado: 17 jun 2013, 02:50 

Registado: 15 jun 2013, 21:57
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
"Do contrário, se a conta desse um resultado positivo usaríamos o sinal de mais (+). E nesse caso, por convenção matemática, poderíamos omitir o sinal".

Perfeito, ficou claro. Então, agora pergunto: qual propriedade me assegura omitir o sinal de menos nos casos em que o infinito é negativo? Entendeu? Estudiosos de matemática alegam que o sinal é desprezível. Sou totalmente a favor da sua colocação. Não concordo em desprezar o sinal de menos nos casos em que o infinito é negativo. Preciso achar uma propriedade para isso.

MensagemEnviado: 17 jun 2013, 02:53 

A solução está em integrar a função polinominal e verificar o valor da área encontrada. Se puder fazer isto comigo, passo a passo, será bem interessante.

∫[7n^5+2n^2)/(n-2n^3 )]dx

Já adianto se a soma dos valores, através da integração, será - infinito.

MensagemEnviado: 17 jun 2013, 02:57 

Por favor, tem como me ajudar a integrar passo a passo a função racional acima? Vai ser muito importante para fundamentarmos os conceitos aplicados.

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: