Jonna Escreveu:
Hugoscampos Escreveu:
Primeiramente, sabemos que:
x + y + z = 30 (I)
x = (2/3 . y) (II)
y = (3/5 . z) (III)
Devemos usar estas relações (II e III) para transformar a equação (I) em uma equação com somente uma incógnita. Eu decidi escolher a incógnita y. Portanto, devemos expressar x e z como funções de y. Já sabemos, entretanto, que x = (2/3 . y) (II). Como y = (3/5 . z) (III), se multiplicarmos esta equação por 5 dos dois lados e depois dividirmos por 3 dos dois lados, teremos: z = (5/3 . y) (IV).
Finalmente, substituindo x e z na equação (I), teremos:
(2/3 . y) + y + (5/3 . y) = 30.
Multiplicando os dois lados desta equação por 3, teremos:
2y + 3y + 5y = 90 -> 10y = 90 -> y = 9
Finalmente, substituindo o valor de y nas equações (II) e (IV), teremos x = 6 e z = 15. Entendeu?
Oi, tenho algumas perguntas em relação a isso. Você disse :
' Eu decidi escolher a incógnita y. Portanto, devemos expressar x e z como funções de y '. 1º Perguntas : O que aconteceu por você ter escolhido a incógnita y? o que isto siguinifica >
Eu decidi escolher a incógnita y ?
2º Perguntas : ' Portanto, devemos expressar x e z como funções de y ' Eu não entendi, o que é a função de y ? Por que devo expressar x e z como funções de y? e como devo expressar x e z nesta situação, como funções de y?
3º Perguntas : Tudo bem, eu não entendi esta parte '
se multiplicarmos esta equação por 5 dos dois lados e depois dividirmos por 3 dos dois lados ' Primeiramente, por que devo multiplicar esta equação por 5 dos dois lados e dividir por 3 dos dois lados? Para chegar ao z não é? Mas porque fazendo isto eu chegaria no Z? Agora, posso fazer outra pergunta. Como multiplico 5 dos dois lados e divido por 3 dos dois lados? eu fiz assim;( 5/5 . 3/5 . z = 15/25 . z ) Eu não posso dividir os dois por 3, mas posso por 5.
4º Pergunta : se y = 3/5 . z , por que z = 5/3 . y ?
-----------------------------------------------------------------
Agora, eis o que eu entendi . '
Multiplicando os dois lados desta equação por 3, teremos: ' Eu entendi isto, o mmc daquela equação é = 3
Daí (3:3= 1 . 2y = 2y) ( 3:1= 3.y= 3y ) (3:3 = 1 . 5y = 5y) 3:1 = 3 . 30 = 90
Eu entendi isto e fiz porque sei que descobrir o mmc era necessário, mas a ' Multiplicando os dois lados desta equação por 3 ' não entendi.
Depois que você descobriu o y, eu entendi tudo. Mas antes dessa descoberta, estou me esforçando para entender o que aconteceu.
Bom , é isso. São muitas perguntas mas quero entender a matemática então fazer perguntas é necessário. Além do mais, é ótimo ter uma pergunta sobre matemática respondida. Se estou errando, estou fazendo algo certo, mas também algo errado. E é por isso que fiz tantas perguntas. Para saber o que eu fiz certo e o que eu fiz de errado. Muito obrigado, você está me ajudando bastante a entender a matemática. Eu realmente agradeço

1ª pergunta: escolher a incógnita y significa que eu decidi transformar a equação (I) em uma equação com somente uma incógnita, e essa incógnita é y. Eu escolhi y porque as equações (II) e (III) já expressavam x e z em função de y, mas eu poderia ter escolhido tanto x quanto z e chegaria ao mesmo resultado (mas teria um pouco mais de trabalho).
2ª pergunta: expressar x e z em função de y significa encontrar uma equação no formato:
x = (alguma coisa) . y e
z = (alguma coisa) . y. Ou seja, encontrar uma equação que relacione os valores de x e z com valores de y. A equação (II), por exemplo, representa
x em função de y. A equação (III), no entanto, representa
y em função de z. Por isso, precisamos manipular a equação (III) para encontrar
z em função de y.
3ª pergunta: a equação (III), que como eu disse representa
y em função de z, é: y = (3/5 . z). Queremos que esta equação se torne z = (alguma coisa) . y, certo? Para isso, precisamos sumir com esse 3/5 que multiplica z e, ao fazer isso, alguma coisa aparecerá multiplicando y. Algumas pessoas dizem que passamos o 5 para o outro lado multiplicando, e passamos o 3 para o outro lado dividindo.
É o mesma coisa quando temos o caso: a = b + 3. Queremos saber: b = (alguma coisa) + a. Quanto vale esse alguma coisa? Para descobrir, passamos o 3 para o outro lado, subtraindo, e temos: b = a - 3. O que estamos fazendo, nesse caso, é que estamos subtraindo 3 dos dois lados da equação. Como estamos fazendo a mesma coisa dos dois lados, a igualdade não é desfeita. Temos, então, que a - 3 = b + 3 - 3. Isto significa que b = a - 3.
O mesmo ocorre na equação (III): y = (3/5) . z. Multiplicando por 5 dos dois lados, teremos:
5 . y = 5 . (3/5) . z -> 5 . y = 3 . z (pois o 5 que multiplica "corta" com o 5 que divide). Finalmente, dividindo por 3 dos dois lados, teremos:
5/3 . y = 3 . z /3 -> 5/3 . y = z (pois o 3 que divide "corte" com o 3 que multiplica). A equação (5/3 . y) = z é o que chamamos de
z em função de y.
4ª pergunta: foi respondida na resposta anterior.
Espero que tenha entendido!